Identidade Educativa

Identidade Educativa Institucional

A Instituição tem como objectivo criar condições para que a criança se sinta bem e confiante, cresça com autonomia e realize as aprendizagens com significado.

Pretende ainda colaborar com os pais em todas as acções que se dirijam à criança, seja na área educativa ou social.

Identidade Educativa Genérica

Para concretizar o objectivo institucional encontra-se organizada como uma comunidade educativa funcionando numa dinâmica participativa entre educadores, restantes funcionários, crianças, pais (família), escola e estabelece as seguintes finalidades educativas:

  • Assegurar as condições necessárias para criar um ambiente equilibrado, estável e harmonioso para que as crianças cresçam felizes e seguras, afim de conseguir abordar com sucesso as etapas futuras.
  • Assegurar o bem-estar e a segurança da criança, bem como, um ambiente educativo em que a criança se sinta acolhida, escutada e valorizada o que contribui para a sua auto estima e desejo de aprender.
  • Criar e manter um ambiente em que as crianças se sintam bem porque são atendidas nas suas necessidades psicológicas e físicas.
  • Ter, por princípio, que o tempo, o espaço e articulação educativa deve ter presente as características do grupo e as necessidades de cada criança.
  • Proceder à despistagem precoce e acompanhamento a crianças com inadequações, deficiências e precocidades em intercâmbio com as educadoras especializadas ou outras entidades de apoio, respeitando o direito à diferença, num contexto de igualdade de vivências e oportunidades promovendo o seu desenvolvimento pleno e consequente integração na Sociedade.
  • Impulsionar a formação contínua dos educadores e auxiliares de acção educativa, tendo em vista o seu enriquecimento profissional e pessoal.
  • Para o efeito dispõe de uma equipa educativa que planeia o seu trabalho e avalia o processo e os seus efeitos no desenvolvimento da criança.
  • Para além de que toda a área educativa tem normas e princípios estabelecidos, que estão compilados num único documento intitulado Formação Educativa / Intervenção Pedagógica que pretende de uma forma detalhada informar e articular toda a comunidade educativa.