A 19 de Abril de 1975 uma comissão de moradores ocupou estas instalações para, a partir daí, poder responder às necessidades das populações mais carenciadas.
Em 13 de Setembro de 1975, a Comissão Administrativa da Junta de Freguesia, reconheceu a ocupação do edifício, bem como os componentes da Comissão do Infantário do Candal – Marco.
Com os primeiros subsídios da Junta, dádivas de particulares, receitas resultantes de alguns eventos e com o voluntariado da população, foram-se introduzindo reparações e beneficiações nas instalações.
A frequência dos utentes, à data apenas em A.T.L., era gratuita e os monitores voluntários, acompanhados por uma Assistente Social destacada pelo Centro Regional de Segurança Social.
Em 1977, com o encerramento da Fábrica de Cerâmica do Candal e com o encerramento do seu infantário, surgiu a necessidade de criação da valência de Jardim-de-Infância.
A partir desta data é admitida a primeira Educadora de Infância e é iniciado o serviço de refeições. Este é um momento importante da Instituição que vê entretanto realizada a expropriação do edifício a favor da Câmara Municipal, que o cedeu de imediato ao Centro.
Até 1982, a Instituição, com o envolvimento da comunidade e apoio do Centro Regional da Segurança Social e das autarquias, foi reconstruindo o edifício principal, criando melhorias de funcionamento e criando um corpo técnico capaz de fazer face ao número crescente de utentes.
Em 1982, foi estatutariamente criado o Centro Social do Candal – Marco e reconhecido como Instituição de Utilidade Pública.
A esta data passa a ser dirigida por um corpo directivo formado por voluntários que faziam parte da anterior Comissão do Infantário do Candal.
A 29 de Julho de 1982, foram assinados protocolos com o Centro Regional de Segurança Social que, estabelecendo princípios de funcionalidade, cria o necessário apoio financeiro. A esta data são estabelecidas mensalidades ou comparticipações a pagar pelos utentes em função dos seus rendimentos.
Em 1983 é constituído um pavilhão composto por duas salas de actividades e dois WC’s, destinado ao sector de A.T.L.
Em 1984 é executada uma ampliação ao edifício principal dando origem à criação de duas novas salas de actividades para o sector Pré-escolar.
Em 1986 é construído um novo edifício aonde foram instalados os serviços de Lavandaria, Rouparia e Oficina de Manutenção, bem como dois espaços para arrumos. O acordo estabelece que a instituição possa dar cobertura a um total de 106 crianças em Jardim-de-Infância e 80 em A.T.L.
Em 1988 é refeita toda a rede de água e esgotos, bem como a rede eléctrica.
Em 1992 é construído um novo edifício composto por duas salas de actividades para o sector de A.T.L.
De 1992 a 1995 foram-se renovando as instalações e equipamentos, simultaneamente foram estabelecidos os objectivos pedagógicos da instituição e criado o corpo de Recursos Humanos, essencialmente no sector sócio-educativo, capaz de corresponder a esses objectivos.
Em 1995 e após a remodelação do edifício principal é inaugurado um novo edifício onde são concentrados os serviços Administrativos, Cozinha e Refeitório, bem como a Ludoteca e Sala de Apoio às actividades pedagógicas.
Em 1997, são os acordos anteriores revogados, sendo estabelecidos novos protocolos com o Centro Regional de Segurança Social que fixa a valência de Creche em 45 crianças, o Pré-escolar em 72 e o A.T.L. em 90.
No ano 2000 são edificadas duas novas salas para ampliação dos espaços existentes para valências de Creche e Pré-escolar.
Em 2004 é remodelado o edifício da A.T.L. e gradualmente é feita a sua ampliação, criando-se duas novas salas.
Em 2006 são implementadas parcerias com várias empresas com a finalidade de a Instituição se munir de serviços de qualidade nas áreas Pedagógica, Alimentar, Segurança e de Serviços com vista à sua Certificação.
Em 2007 a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, confere a medalha de Mérito Cívico, Classe Ouro, à Instituição
Em 2008 foi iniciado o processo de candidatura ao Programa PARES, para a criação de uma nova Creche para mais 33 utentes, tendo a mesma sido aprovada.
Em 2009 foi lançada a candidatura ao Programa de Alargamento da Rede Pré Escolar, para integração de mais 50 utentes.
A candidatura foi deferida, estando prevista a abertura, desta valência, para Setembro de 2012.
Em 2010, foi cedido, formalmente, o direito de superfície da área da sede da Instituição, espaço esse onde recuperamos e instalamos vários imóveis cujo valor atribuído foi de 1.078.517,48€ (Um milhão, setenta e oito mil, quinhentos e dezassete euros e quarenta e oito cêntimos), que agora faz parte do património.
Foi ainda, lançada a 1ª Pedra, para a construção de um novo edifício “Jardim da Régia” com a presença de diversas individualidades.
Em 2011 tem decorrido o processo construtivo das novas instalações para a valência de Creche.
É no fim de 2011 que se inicia o processo conducente à construção de novas salas de actividades destinadas ao Pré Escolar, conforme contrato assinada com a Direcção Regional de Educação do Norte e com o Instituto de Segurança Social, I.P..
A instituição nasceu, e continuou a crescer na medida em que a população continua a manifestar interesse e necessidade dos serviços que prestamos. Só assim podemos justificar a nossa candidatura e desenvolvimento do Projecto “Jardim da Régia” que se destina a integrar mais 33 utentes na valência de Creche.
O nosso historial, que se tem pautado pelo crescimento em qualidade, não é mais que o reflexo das necessidades da população do meio em que estamos inseridos.
O ano de 2012 foi o ano em que se concluiu a creche da Régia que foi aberta em Novembro de 2012. Esta era há longos anos um objectivo de primeira prioridade. A sua capacidade para 33 crianças foi totalmente preenchida à data da sua abertura.
Em 2012 concluiu-se um investimento da área do Pré-escolar com a criação de 2 novas salas para a capacidade global de 50 novos utentes.
Com estes 2 investimentos criamos um parque com um total de 14 salas de atividades.
Salas equipadas com ar-condicionado e quadros interativos.